Pensando em estudar na Europa? Esse post pode ajudar.

Olá pessoal, como estão? Seguimos com os trabalhos por aqui: sempre procurando compartilhar informações que a gente não acha por aí quando o assunto é estudar na Europa - mais especificamente na Itália.


A minha experiência está sendo junto ao Conservatório de Giuseppe Verdi, de Milão. Mas antes de vir pra cá pesquisei outros conservatórios - principalmente de Portugal - e é tudo muito parecido. Uma das instituições que pesquisei por lá foi a ESMAE, da cidade do Porto. Agora que estou na Itália, me preparando para a prova de Milão, vejo que as coisas são bem parecidas.


Bom, uma coisa bem importante a se falar é que os cursos acadêmicos são divididos em dois níveis: triennio e biennio. São como a "graduação" e o "mestrado" no Brasil, digamos assim. O biennio seria uma especialização. O legal é que você pode montar isso do jeito que quiser. Tenho um amigo que fez o triennio em Piano Jazz e o biennio em Composição Pop. Você pode ver todos os cursos disponíveis acessando o link do conservatório. Se houver alguma dúvida estou a disposição!


http://www.consmilano.it/

Neste ano, estou inscrito para prova de admissão para o triennio de Saxofone Jazz e me preparando para a prova. Não cheguei a fazer o teste para o mesmo curso na ESMAE em Portugal, mas pesquisei a fundo o programa da prova e é muito parecido com este aqui da Itália. No vídeo a seguir conto um pouco como está sendo essa preparação e alguns detalhes da prova. A idéia é seguir disponibilizando informações sobre o assunto que - como falei antes - é algo bastante confuso para quem precisa pesquisar do zero aí do Brasil (experiência própria! Que sofrimento...).




Nos próximos posts falarei um pouco sobre o processo de inscrição (que é bem diferente do nosso vestibular) e também sobre como validar os documentos de estudos do Brasil aqui na Itália.


Nos Vemos!




4 visualizações0 comentário